Cuidados com Radiador de Àgua
O que é? O radiador, é um dispositivo que faz a troca de calor para o conjunto de arrefecimento, utilizando a água e o ar como meio de refrigeração.
Como funciona ? O radiador automotivo, faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores a gasolina e de 80º C nos motores a álcool e a diesel. A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada. Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador. Usualmente, em automóveis e caminhões, o ventilador trabalha succionando o ar para aproveitar o efeito do movimento do veículo.
Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:
- Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
- Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar.
- Deteriorização do óleo lubrificante.
- Aumento da pressão no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.
Resumindo, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.
Partes de um radiador
Aleta: Lâmina ligada aos tubos de arrefecimento (colméia), para aumentar a área de troca de calor, trazendo maior rigidez ao bloco, podendo ser plana ou corrugada (zig-zag). Tubo: Tubo pelo qual circula o fluído de arrefecimento e/ou água, podendo ter o formato redondo, oval ou plano.
Cabeceiras: Elemento de ligação entre o bloco e as caixas.
Caixa de Entrada (cabeceira superior) : Componente que distribui o fluido/água de arrefecimento.
Caixa de Saída ( cabeceira inferior) : Componente que coleta o fluído do arrefecimento.
Obs: O radiador, embora dê a aparência de um conjunto robusto, é uma peça bastante sensível, exigindo cuidado desde a confecção até a embalagem e o transporte.
Dicas para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu veículo:
1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.
2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses. Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.
3 - Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba d’água). Atenção: Evite completar água com o radiador quente.
4 - Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.
5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.
6 – É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.
7 - Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento. Atenção: Evite andar com o carro nesta ocasião.
Atenção: Dicas para veículos normais e intercoolados.
Aditivos - Por que usar?
A falta de uso de aditivo causa, principalmente:
- Travamento da válvula termostática;
- Ressecamento das mangueiras;
- Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.
A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.
Conseqüências do mau uso de aditivo As principais conseqüências do mau uso de aditivo são:
- Concentração inadequada de etilenoglicol, minimizando o poder anticongelante e refrigerante do líquido..
- A ausência de anticorrosivos deixa o circuito desprotegido ao ataque da corrosão.
- A ausência de aditivos antiespumantes, reduzem o poder de refrigeração do líquido e favorecem o surgimento do fenômeno da cavitação.
- A má proteção aos novos materiais, tais como alumínio e ligas metálicas utilizados na fabricação dos componentes produz corrosão e cavitação.
Principais motivos de mau funcionamento 1 - Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas ou por aditivo vencido. 2 - Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc. 3 - Mau funcionamento da válvula termostática, ocasionando perda indevida de água/fluido e conseqüentemente aumento de temperatura. 4 – Tampa do reservatório de água com problema, ocasionando perda de água e pressão do sistema. 5 – Mangueiras/abraçadeiras provocando vazamento de água/fluido e perda de pressão. 6 – Bomba d’ água com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circulação da água/fluido e conseqüentemente aumento da temperatura.