Scania lança seu primeiro caminhão híbrido; modelo chega ao mercado no ano que vem

Na semana passada, a Scania apesentou o seu primeiro caminhão híbrido. O novo veículo, um P320 padrão Euro 6, pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis e é o primeiro do mercado para aplicação urbana.

“Já oferecemos aos clientes tecnologia e soluções que os ajudam a enfrentar os desafios do transporte nas cidades”, diz Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks. “Agora somamos ao nosso portfólio o híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2.”

O P320 híbrido pode ser encomendado com cabines P ou G e, segundo a fabricante, será entregue em 2016. O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 320 cv. Ele funciona 100% a biodiesel, como HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME.

Menor consumo

Segundo a montadora, a economia do P320 híbrido chega a 18%, comparado ao motor a diesel convencional. O motor elétrico e a ampla reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões.