Embreagem (plato/disco/rolamento)

Responsável pela transmissão da potência do motor para caixa de câmbio, a qual a transmite para o diferencial e rodas, o sistema de embreagem tem sua vida útil determinada por certos cuidados no uso do dia-a-dia do caminhão.

 

Todo carreteiro sabe que o sistema de embreagem dos caminhões que trafegam em rotas urbanas sofre desgaste mais rápido do que aqueles que rodam a maior parte do tempo por rodovias e exigem menos trocas de marchas. Um veículo estradeiro pode chegar até a 400 mil quilômetros sem necessidade de troca, enquanto outro que circula somente dentro das cidades dura, em média, 50 mil quilômetros. Isso acontece porque a embreagem é o conjunto de componentes cuja função consiste em transmitir a potência do motor para a caixa de transmissão, e daí para o diferencial e rodas, através de acoplamentos suaves e sem ruídos nas partidas, permitindo desacoplamento do motor nas mudanças de marchas ou em outras ocasiões

 

A durabilidade do equipamento depende também da forma como o motorista dirige o caminhão. Descansar o pé sobre o pedal provoca sobrecarga no rolamento de acionamento e deslizamento parcial da embreagem, causando aquecimento e desgaste excessivo dos componentes. A mesma situação ocorre nos casos em que o motorista mantém o veículo na embreagem em aclives aguardando sinal verde ou em outras situações.

 

As mudanças bruscas de marchas também são prejudiciais, provocam trancos fortes na embreagem e causam desgaste e aquecimento excessivo dos componentes. Outra prática nociva é sair com o veículo em marcha alta, pois ocasiona trancos à embreagem e aos componentes do sistema de transmissão de força.